Como a Hospedagem pode influenciar no seu trabalho de SEO


Com o algoritmo do Google em constante evolução, o seu crescimento e dedicação em SEO pode custar muito para determinar quais fatores são importantes em relação aos esforços de otimização de seus mecanismos de pesquisa (SEO). Alguns aspectos são óbvios e rotineiros: palavras-chave, links, reputação. Esses são os únicos fatores que influenciam o SEO? Muitos especialistas acreditam que não.

Quais outros fatores são considerados importantes em SEO?

Considere uma das primeiras decisões que você toma ao iniciar um site. Uma etapa que muitas vezes é feito com muita pressa sem realmente entender o impacto. A decisão é escolher um provedor de hospedagem.

O seu provedor de hospedagem afeta o SEO?

Sua escolha de host não vai aumentar diretamente sua classificação. Não vai movê-lo para a primeira página ou atrair mais tráfego para o seu site. No entanto, uma má escolha de um host pode ter um efeito prejudicial. Escolher sabiamente pode dar-lhe uma vantagem sobre a concorrência. Muitos novos proprietários de sites escolhem um provedor de hospedagem porque são baratos. Tudo o que eles vêem são cifrões, sem levar em consideração o impacto que isso pode ter na sequência de seu trabalho.

Ao entender o papel da hospedagem em SEO, você pode escolher com sabedoria e ter a vantagem. Então, como isso afeta as classificações de SEO?

Segurança do servidor

A segurança do seu site é extremamente importante. Não só para o seu ranking do Google, mas para a sua experiência e segurança dos seus usuários. Um site que não é seguro prejudicará sua classificação de várias maneiras. O Google penaliza os sites que são atacados ou estão hospedando malwares. Uma vez que os visitantes saibam as falhas de segurança, isso prejudicará seu tráfego e sua reputação. Todos esses fatores resultam em uma diminuição no ranking. Você pode fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proteger seu site, mas seu host também desempenha um papel na segurança do site.

Seu papel é mais proeminente quando você está utilizando um serviço de hospedagem compartilhada e os outros sites no mesmo servidor têm baixo índice de segurança, isso apresenta uma oportunidade para hackers infectarem vários sites no mesmo servidor. A solução aqui é mover para um servidor dedicado. Mesmo assim, você precisa descobrir quais medidas de segurança eles tomam para proteger seus servidores.

Localização do Servidor

A localização geográfica do servidor há muito tempo é definida como importante métrica no algoritmo de classificação do Google. O Google baseia-se em informações de localização mesmo quando a pesquisa não é uma pesquisa local. Por exemplo, se uma pessoa estiver fazendo uma busca dentro dos Brasil, os sites em servidores localizados no Brasil podem ganhar uns pontinhos a mais na batalha pelo topo. Resultados vindo de servidores longínquos, como China, Japão certamente não vão se apropriar desta pequena vantagem.

Houve um tempo em que se usava apenas o domínio de nível superior para determinar a localização de um site, mas o Google já afirmou confiar mais no endereço IP porque está fornecendo resultados mais precisos. Esta é uma boa notícia para a pessoa que faz a pesquisa, mas pode prejudicar o seu negócio se seu servidor estiver em um local diferente. Considere saber onde o servidor está localizado, bem como a localização do seu público-alvo, isso definitivamente não vai arruinar seu negócio, mas seria uma pequena vantagem competitiva.

Meu site vai ser prejudicado se eu hospedar em servidor estrangeiro?

Não exatamente. Talvez o Google prefira indicar um site hospedado em um servidor nacional, mas isto é apenas 1 dos mais de 200 fatores de reanqueamento em que se acredita que o Google observa. Ou seja. Apesar da distância, pode ser positivo hospedar seu site em um host confiável e seguro nos Estados Unidos, do que em um servidor de credibilidade duvidosa em sua cidade.

Desempenho do servidor

Um fator a considerar é o desempenho do servidor. Isso inclui a velocidade do servidor e seu tempo de inatividade. O desempenho geral do servidor afetará a experiência do usuário, o que o Google leva muito a sério. O Google penaliza frequentemente os sites que têm velocidades de carregamento lento, bem como sites que sofrem tempo de inatividade. A maioria dos provedores de hospedagem tem altas porcentagens de tempo de atividade. É raro encontrar um host que tenha menos de 99% de tempo de atividade (uptime), mas aquele 1% pode fazer a diferença.

Quanto à velocidade de carregamento, há muitas opções de configuração, design da estrutura e layout do site em que você pode utilizar para melhorar a velocidade do seu site, mas um bom host ainda pode reduzi-lo ao ponto em que impulsione seus esforços de SEO.

Usando um servidor compartilhado é mais provável que prejudique sua velocidade do que um servidor dedicado. Um servidor dedicado vai custar-lhe mais dinheiro, mas é muito melhor para os negócios a longo prazo. Existem inúmeras hospedeiras de alta qualidade distribuídas pela internet. Encontrar um host com a localização certa, desempenho de qualidade e um que leve a sério a segurança não deve ser difícil.

Certifique-se de fazer sua pesquisa e analisar cada uma dessas qualidades do provedor de hospedagem antes de tomar uma decisão. Caso contrário, você pode achar que sua campanha de SEO não está fornecendo os resultados que deveria.

Postado em SEO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *