Canal do Negão: Reality show de verdade


Há um tempo atrás já havia visto alguns vídeos do Canal do Negão no YouTube, mais por conta de indicações. Na verdade, ouvi sobre este canal pelo Caio Coppola no Mornig Show da Joven Pan e fui buscar conhecer.

De cara eu já gostei do Alessandro, por ser aquele pai de família firmeza, trabalhador, gente boa, um cara positivo, que se concentra na parte boa da vida e encara os obstáculos com naturalidade. Sem espanto até aqui, pois nada mais é do que o retrato da maioria dos brasileiros, a diferença é que só uma minoria tem esta disposição e até talento para contar suas próprias histórias.

Em seus vídeos, Alessandro, o próprio “Negão” exibe todos os aspectos em que acha importante em sua vida, com entusiasmo. Sua oficina caseira em que produz shapes para skateboarding, (ter uma oficina daquelas é meu sonho material na vida), também exibe o que ele chama de pérolas da sucata, que são objetos de valor, como eletrônicos, partes de computador e som automotivo, ferramentas, etc, em que ele encontra em meio às coletas que faz. Coletas, que coletas?

Esta é a parte legal e que dá o cenário dos vídeos do canal. O negão trabalha com coleta e comercialização de sucatas, tipo aqueles tiozão que passam de Kombi velha abarrotadas de quinquilharia. Ele mostra toda sua rotina, sempre acompanhado de seu filho Jhamal, e muitas vezes até põe a “patroa” para promover os vídeos. O Alessandro usa o que os outros descartam como ofício e faz isso de uma forma muito digna. Na verdade a gente que passa o dia trancado em um escritório até passa admirar e querer ter um trabalho daqueles, pelo dinamismo da labuta e cada dia ser uma nova aventura. Além do mais, o conteúdo daquele canal vai expurgar qualquer preconceito que alguém possa ter contra carroceiros, garis, sucateiros ou similares. São todas profissões dignas e importantes, essenciais para uma sociedade equilibrada e para conquistar o sucesso entre elas, o Alessandro nos mostra que depende muito mais da atitude individual do que do meio.

O meio nunca vai cuidar de você. Ninguém vai poder decidir algo bom pra você melhor do que si mesmo. Cuidar da própria vida, assumir QUALQUER trabalho com empreendedorismo, entregar valor à sociedade. Isso é o que vai te levar ao sucesso.

Você pode assistir Big Brother, A Fazenda ou qualquer programa deste tipo, lotado de pessoas com algum apelo midiático, não necessariamente sendo referências em alguma área, ou mesmo, compromisso com a vida real. Muitos se apresentam como meros personagens se confrontando sobre futilidades e intrigas banais. Reality show de tv aberta não muda a vida de ninguém. O Canal do Negão inspira, muda a forma de pensar sobre as coisas, sobre os problemas normais da vida e é isto que faz valer a pena. Ver pessoas com uma realidade diferente da nossa e como estas pessoas encaram as diversidades amplia o pensamento, faz com que você de alguma forma experimente a realidade da outra pessoa.

Então fica minha dica a todo que por acaso caíram aqui, assistam e se inscrevam no Canal do Negão do YouTube, ou acessem o site, que está em manutenção no dia de hoje, mas acredito que ele vai ter skate à venda. Se o Alessandro chegar a ler isso, pode me chamar pra fazer parte do projeto, aceitarei com orgulho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *